- Área: 635 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:David Cervera Castro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno de 20 x 30 m, a residência se encontra em uma área habitacional em crescimento na cidade de Mérida. O ruído, um edifício de apartamentos de seis níveis ao norte e a incerteza dos futuros vizinhos nos levaram a gerar um esquema introvertido, uma sequência de pátios internos para organizar o programa de necessidades.
Ao o norte, um pátio estreito, sombreado, direciona o vento fresco até o interior da habitação, ao mesmo tempo que corta as vistas do edifício da frente com uma cortina de Flores de Maio.
Ao sul se encontra o pátio para a recreação. O jardim, a piscina e o terraço se complementam neste espaço banhado de luz. O bloco de habitações é um volume monolítico, sóbrio, que protege as atividades que abriga, gerando privacidade nas áreas de descanso. Vãos estratégicos e uma subtração central permitem a ventilação e iluminação natural destas áreas para combater as altas temperaturas na primavera e verão.
O pátio central separa os elementos programáticos alternando áreas claras e escuras e permitindo uma constante relação com o exterior. Um pavimento de pedra, um corpo de samambaias, um volume de água, e o céu conformam o espaço central, coração da residência.
O volume sólido da planta do andar de cima se apoia sobre um bloco de circulações verticais, permitindo que a área social se distribua livremente abaixo dela, se estendendo ao longo do terreno em todo seu comprimento e ampliando a perspectiva dos espaços interiores.
O acesso é através de um pequeno espaço ou saguão, uma treliça de madeira dosa a luz e as vistas do exterior para a área social, lugar de reunião cotidiana da família. A simplicidade dos materiais permite à residência expressar a serenidade buscada por seus habitantes. As paredes de bloco rebocado contrastam com o bloco de alvenaria de pedra da escada e uma fonte no pátio central reforça a sensação de paz necessária para o refúgio da família.